Martins Ferreira

Prof-Dr-Martins-Ferreira-03-2020.jpg

PRESS-RELEASE - sobre Música, Comportamento e Cultura

 

TEXTO PARA LIVRE UTILIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO POR JORNALISTAS - editoria CULTURA - ano: 2021

Fonte: martinsferreira.net

 

UMA MÚSICA QUE NÃO SAI DA CABEÇA

 

Quem não passou pela experiência de lembrar por acaso de uma melodia que gosta ou que não gosta de ouvir?

 

A Música desperta nossa atenção e faz com que nossa mente fique ligada a ela, seja quando ouvimos algo que nos agrada ou algo que nos desagrada. Por ser um tipo de expressão humana que absorvemos quase sem lhe impor qualquer barreira consciente, imediatamente nosso cérebro assimila sua melodia, ritmo, harmonia, ou timbre, registrando informações e resgatando tudo isso depois, ao receber algum estímulo.

 

“Sempre me lembro das antigas trilhas sonoras que eu ouvia no rádio, marcas sonoras das emissoras de São Paulo... eram tão bonitas”, declara Claudio Moreira, empresário. “Pra mim, essas músicas comerciais às vezes se tornam insuportáveis! É o que chamam de música-chiclete... ficam rodando dentro da cabeça da gente, mesmo que a gente não goste dela”, declara Rose Ferreira, professora.

 

Segundo o maestro Martins Ferreira, quando uma música tem uma melodia simples e repetitiva, de fácil assimilação, é maior a possibilidade de ela ficar guardada na mente da pessoa e ser relembrada diversas vezes: “se for uma canção que toque sempre nas rádios, nas TVs, ou em propagandas, que faça parte do cotidiano, daí a pessoa pode até mesmo estar ouvindo e registrando informações de sons, ou conceitos, dos quais não gosta, ou não concorda, sendo que às vezes ela acaba rememorando essa música, mesmo contra a sua vontade”.

 

A música que não sai da cabeça de alguém também pode estar relacionada com experiências marcantes vividas por uma pessoa. Faz com que ela se lembre de um amor, da infância, de uma perda, de um momento especial vivenciado e desse modo torna possível o devaneio, a retomada de sensações emotivas ligadas àquelas situações passadas.

 

Quando uma melodia tem associado a ela um texto verbal, como no caso das canções, onde temos música e letra, então ocorre ainda o registro mental de outras informações na cabeça do ouvinte, igualmente agradáveis ou não, de acordo com sua personalidade, suas crenças, seus conhecimentos e suas convicções, sendo que a reação dele quanto à mensagem recebida tende a ser mais rápida e objetiva, já que a linguagem verbal, quase sempre mais familiar a ele, pode evidenciar significados e simbologias relacionados com sua formação cultural.

 

PALAVRAS-CHAVE:

 

#música

#comportamento

#cultura

 

 

IMAGENS com livre utilização:

 

Clique aqui para obter imagens - 1

 

 

Clique aqui para obter imagens - 2